Pular para o conteúdo principal

CLIC - Concurso Literário Icoense

O Concurso Literário tem por objetivo fomentar, incentivar, valorizar, destacar e premiar a produção literária do município de Icó e região, destacando-se os trabalhos de maior qualidade literária e tornando-os acessíveis a toda a comunidade icoense.

INSCRIÇÃO Os participantes deverão remeter seus textos via internet, pelo e-mail icozeiro@gmail.com ,pelos Correios ou de forma presencial para o Centro Cultural José de Oliveira Neto, na Rua General Piragibe, nº 2136, no Centro de Icó ou através da ficha de inscrição online disponível no site do evento: www.icozeiro.com

Poderão participar do Concurso Literário Icoense todas as pessoas, especialmente estudantes das redes municipal, estadual ou federal de ensino, público ou particular, que tenham trabalho inédito para disponibilizar para este evento. Menores de 18 anos devem ter a autorização e assinatura dos pais ou do responsável na ficha de inscrição.

CATEGORIAS, AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO

Os participantes do CLIC poderão participar com textos na categorias de Poesia, Conto, Crônica, Cordel e Charge. 

A avaliação será feita por uma Comissão Julgadora designada pela organização do Festival da Cultura Icoense.

"Os textos serão julgados com base na criatividade, respeitando a qualidade técnica do trabalho e domínio da Língua Portuguesa", afirma o regulamento.

Os três primeiros lugares de cada categoria receberão certificado de participação e premiação, que será de livros escritos por icoenses, cuja quantidade será informada durante o Festival da Cultura Icoense - Icozeiro.

A entrega da premiação do Concurso Literário Icoense será feita durante o Icozeiro e, conforme o regulamento: "Os textos poderão fazer parte de uma coletânea a ser publicada pela Associação Filhos e Amigos de Icó - AMICÓ, realizadora do Festival da Cultura Icoense, a depender das possibilidade da referida instituição. Caso haja a publicação, será enviado aos premiados a coletânea".

REGULAMENTO DO I CONCURSO LITERÁRIO ICOENSE - CLIC

1. Objetivo:

a. O Concurso Literário Icoense - CLIC, inserido dentro da programação do Festival da Cultura Icoense - Icozeiro, visa fomentar, incentivar, valorizar, destacar e premiar a produção literária do município de Icó, destacando-se os trabalhos de maior qualidade literária e tornando-os acessíveis a toda a comunidade icoense.

2. Inscrições:

a. Período: As inscrições terão datas validades a cada ano conforme publicação da produção do evento no site oficial do festival ou em outras mídias e meios de comunicação local/regional. Outra forma de se inscrever é remeter o seu trabalho via e-mail oficial do evento: icozeiro@gmail.com .

b. Fichas de inscrição serão disponibilizadas na internet ou com a organização do Festival da Cultura Icoense - Icozeiro.

c. Participação: Poderão participar do Concurso Literário Icoense - CLIC - estudantes das redes municipal, estadual ou federal de ensino, público ou particular, e que tenham trabalho inédito para disponibilizar para este evento. Podem participar estrangeiros que residam no Brasil, no mínimo, há 20 anos, e atualmente residentes no Icó e entorno. Menores de 18 anos devem ter a autorização e assinatura dos pais ou responsáveis na ficha de inscrição.

d. Categorias:

i. Poesia - Não há limites de linhas;
ii. Conto - No máximo 100 linhas;
iii. Crônica - No máximo 100 linhas;
iv. Cordel - Quadro, Sextilha, Septilha, Oitava ou Quadrão, Décima, Moirão, Décima, Martelo Agalopado, Galope a Beira-Mar, Parcela, Gabinete, Toada Alagoana, Meia Quadra, Gemedeira ou Ligeira - de 4 a 32 páginas;
v. Charge - Uma imagem.

e. Natureza: Os participantes interessados poderão enviar até dois trabalhos inéditos por categoria, cuja temática para todos é livre. Cada trabalho apresentado deve ser digitado com fonte Times New Roman, 12, em espaço 2. - descumprimento de qualquer dos itens anteriores implicará no cancelamento da inscrição. Sâo considerados trabalhos inéditos textos que nunca foram publicados, impressos em qualquer meio de comunicação e/ou classificados em qualquer concurso literário.

3. Avaliação:

a. A Comissão julgadora será composta por cinco especialistas, designados pela organização do Festival da Cultura Icoense - Icozeiro, que selecionarão os trabalhos de cada categoria.

b. Os textos serão julgados com base na criatividade, respeitando a qualidade técnica do trabalho e domínio da Língua Portuguesa.

c. Os autores premiados serão informados por contato telefônico, meios de comunicação e /ou e-mail com a confirmação do resultado.

4. Premiação:

a. Os três primeiros lugares de cada categoria receberão certificado de participação e premiação e livros escritos por icoenses, cuja quantidade será informada durante o Festival da Cultura Icoense - Icozeiro.

b. A entrega da premiação do Concurso Literário Icoense será feita durante o evento supracitado e os textos poderão fazer parte de uma coletânea a ser publicada pela Associação Filhos e Amigos de Icó - AMICÓ, realizadora do Festival da Cultura Icoense, a depender das possibilidade da referida instituição. Caso haja a publicação, será enviado aos premiados a coletânea.

5. Disposições Gerais:

a. A inscrição no I Concurso Literário Icoense - CLIC - implicará na aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento;

b. O Concurso Literário Icoense - CLIC - será publicizado de forma a manter a proposta do Festival da Cultura Icoense - Icozeiro - objetivada pela logomarca abaixo.

c. Os casos omissos neste regularmento serão dirimidos pela organização do Festival da Cultura Icoense - Icozeiro;

d. As obras farão parte do Festival da Cultura Icoense - Icozeiro;

Boa sorte!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos & Vídeos ICOZEIRO 10 ANOS [De 01 a 31 de Dezembro de 2022]

Clique no link abaixo para visualizar as fotos e vídeos do festival: 👉  FOTOS & VÍDEOS

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 2022

 Clique AQUI para ver a programação: Sujeita a alterações.

Fotos de Icó, Ceará

         FOTOS: João José Rescala, IPHAN, IBGE, Google, Vital Neto (Icó em Foco) e Arquivo Pessoal Bruno Kaoss.