ESCLARECIMENTOS #ICOZEIRO2013

Observação: Tire 10 minutos do seu dia para ler este AVISO e que fique tudo esclarecido, obrigado!

CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ICOZEIRO 2013

Icó, CE. 01 de dezembro de 2013

Aos queridos artistas de nossa tão amada Icó;
Participantes de cidades vizinhas.

ATT: Cantore(a)s, grupos e bandas que irão se apresentar no palco

O Festival da Cultura Icoense 2013 (III Icozeiro) que em sua terceira edição tem como objetivo promover a integração e a valorização de todos os segmentos da cultura e da arte, bem como, estimular a criação e divulgação artístico/cultural em nosso município.
O nosso festival acontece entre os dias 18 e 30 de dezembro de 2013 no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro – CACPAMM (Antiga Casa de Câmara e Cadeia), pontualmente as 19h00 todos os dias.

Nos últimos eu venho sendo ovacionado com relação ao horário de apresentação das atrações artísticas, principalmente as musicais, o que deixou bem claro que 90% das pessoas que se inscreveram se quer tiveram tempo de ler o nosso regulamente, e talvez por isso tal desencontro de informações, mesmo após a produção ter anexado o regulamento junto com a ficha de inscrição e que foi tão massivamente divulgada pelas redes sociais, antes de tecer sobre os esclarecimentos vamos pontuar alguns tópicos principais do regulamento:

Caso o artista e/ou grupo falte a sua apresentação sem o devido comunicado prévio, será penalizado da seguinte forma: Será impedido de se apresentar no próximo Icozeiro;
O artista e/o grupo deve se esforçar ao máximo para apreciar as demais performances, não se limitando por tanto apenas ao seu dia de apresentação;
Todos os artistas e/ou grupo devem zelar pela limpeza do local e integridade do local, mantendo o máximo de organização e silêncio durante as apresentações de terceiros;
O artista e/ou grupo está ciente de que a sua participação é voluntária, não obrigando-se a equipe organizadora em ressarcir de qualquer forma os mesmos em qual quer tipo de despesa e/ou cachê;
Serão encaixados primeiro os artistas nativos de Icó-Ce, mas toda a região pode participar;
A PRIORIDADE DA DATA E HORÁRIO SOLICITADO É POR ORDEM DE INSCRIÇÃO, CASO O DIA E HORÁRIO SOLICITADO JÁ ESTEJA OCUPADO ENTRAREMOS EM CONTATO PARA O REMANEJAMENTO.

Este último tópico em CAIXA ALTA será muito importante daqui por diante, mas eu não poderia deixar de citar primeiro os artistas que terão prioridade na escolha e ordem de apresentação, pois estes foram os únicos que PREENCHERAM A FICHA DE INSCRIÇÃO, ou seja, o maior documento do evento e que rege os nossos trabalhos, e que deveria ter sido lido por todos os participantes.

São eles:

Chico Carneiro; Sophia Cidrão; Rosane Shirley & Alyson Angelim; Moises Lima & Banda; Pedro Alex & Banda; Ney Brasil E Trio; Joedson Alves; Banda Epiceno; Kátia Silvestre; Gilberto Brito; Banda Atitude Alternativa; Banda Gizza; Coletivo Senara; Genivan Lima; Jhonata Schudller E Jéka Jazz.

No começo da semana eu coloquei no site www.icozeiro.com a programação geral do evento e o horário de cada atração, apenas como forma de organização mesmo, e isso causou uma certa aversão por parte de algumas atrações, sem contar que alguma pessoas mudaram de dia, apesar de tanto ser pedido que não, mudaram de data, alguns mudaram até de banda, e nós da produção do Icozeiro fazemos de tudo para tentar encaixar todas as solicitações da melhor maneira possível, levando em conta que todos vocês são voluntários, por tanto, só podemos contar com a palavra um do outro para fechar um acordo, digamos, informal. Mas devemos levar em consideração que todos que se inscrevem para o evento o fazem por que querem e se sentem a vontade.

No ano passado a produção sofreu muito com o jeito “volátil” que algumas atrações trataram o evento, teve atração que marcou para o dia 23 as 20h e apareceu no dia 21 as 19h querendo se apresentar e dizendo que não podia outro dia, nós entendemos que as vezes temos outras prioridades , mas isso é uma falta de respeito com o público, com a produção e com os seus colegas artistas, por que todo o cronograma teve que ser modificado, pois a mudança de horário só deve ser feita antes do encerramento das inscrições, como em qualquer outro festival de música em qualquer outra cidade que passamos, “lá fora” o negócio é bem mais rigoroso e temos que ser profissionais para nos adaptar ao evento que queremos participar e não o contrário, foram 2 meses e meio de inscrições, a exemplo de outros festivais foi muito tempo, por exemplo, o festival na Ibiapaba as vezes são só 8 dias de inscrição e isso um mês antes do evento começar.

Devido a esse troca-troca, no II Icozeiro teve dia que em plena 23h30 ainda tava entrando atração no palco, enquanto tinha dia que as 21h já não tinha mais ninguém pra se apresentar, isso nos frustra muito e principalmente o público que quando chega para ver alguma atração ela já tem se apresentado ou mudado de dia.
Outro agravante é o fato de uma atração se prestar ao papel de apenas ir ao festival na hora da sua apresentação, ligar os instrumentos, tocar e ir embora, sem assistir ninguém e sem voltar nenhum outro dia, pensando nisso, tivemos a ideia de pedir a presença de todos no mesmo horário de início do evento, mas raciocinando bem, e eu sei como é trabalhoso se apresentar, e tendo que correr atrás de muita coisa de última hora, eu vi que realmente, pelo menos no dia da sua apresentação, deveremos abrir mão dessa questão.

Deixamos claro que não existe nenhum dia “melhor” para apresentação, e muito menos um horário que “dá” mais gente, acreditem, são 3 anos de evento, e isso é muito relativo, no primeiro ano o dia que deu mais gente foi no show do Pedro Alex que era no meio da semana e começou mais de 22h, e no ano passado o Record de público foi do Desfila Icó em Moda que foi num fim de semana e começou as 19h, por tanto, tirem da cabeça que se vocês tiverem um público pequeno ou grande foi por causa do dia ou do horário, isso é impossível de termos certeza pelo histórico do evento.

Tendo em vista isso, ainda hoje irei postar no site www.icozeiro.com uma atualização na programação do evento, lembrando que os horários que estão lá AGORA foram postos apenas para organização.

No Icozeiro não existe uma “ATRAÇÃO”, todas as performances são importantes tanto para nós, quanto para o público.

Os critérios de dias e horários que vamos escolher são:
1. Artísta Icoense;
2. Preenchimento da Ficha de Inscrição;
3. Logística (equipamentos etc);
4. Estilo (para não ter vários estilos iguais no mesmo dia);
5. Mudança de horário ou de dia (quem mudou de dia ou de horário não terá mais prioridade no novo dia e horário que escolheu).
Como os dias até agora estão firmados e que a maioria só quer mesmo saber a sua hora de entrada só postarei no site do Icozeiro a noite.

Aguardem.

Atenciosamente,
Direção Geral do Icozeiro 2013

Nenhum comentário